EXERCÍCIOS SOBRE TEORIAS DA ORIGEM DA VIDA

Segue lá!

Compartilhe!

Teste seus conhecimentos sobre Teorias da Origem da Vida, resolvendo os exercícios de ENEM e vestibulares.

QUESTÃO 1

(UNICAMP – SP) Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando as condições da Terra primitiva: supostamente altas temperaturas e atmosfera composta pelos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor d’água, sujeita a descargas elétricas intensas. A figura a seguir representa o aparato utilizado por Miller e Urey em seus experimentos.

a) Qual a hipótese testada por Miller e Urey neste experimento?

b) Cite um produto obtido que confirmou essa hipótese.

c) Como se explica que O2 tenha surgido posteriormente na atmosfera?

QUESTÃO 2

(UNICAMP– SP) Considerando-se a composição da atmosfera primitiva, pode-se afirmar que:

A. o CO2 presente na atmosfera primitiva pode ter se originado da degradação aeróbica da glicose.

B. a matéria precursora da vida só poderia ter se formado se houvesse enzimas para catalisar as reações entre os gases presentes na atmosfera primitiva.

C. as substâncias orgânicas formadas a partir dos gases presentes na atmosfera primitiva deram origem a proteínas e ácidos nucleicos.

D. os aminoácidos formados na Terra primitiva surgiram do aumento da interação de moléculas de ácido nucleico com proteínas.

QUESTÃO 3

(Vunesp – SP) Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo seguiram-se a síntese proteica nos mares primitivos, a formação dos coacervados e o surgimento das primeiras células.

    Considerando os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra foi:

A. autotróficos, heterotróficos anaeróbicos e heterotróficos aeróbicos.

B. heterotróficos anaeróbicos, heterotróficos aeróbicos e autotróficos.

C. autotróficos, heterotróficos aeróbicos e heterotróficos anaeróbicos.

D. heterotróficos anaeróbicos, autotróficos e heterotróficos aeróbicos.

E. heterotróficos aeróbicos, autotróficos e heterotróficos anaeróbicos.

QUESTÃO 4

(ENEM) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.

    Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que:

A. seres vivos podem ser criados em laboratório.

B. a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.

C. o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo preexistente.

D. seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.

E. vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.

QUESTÃO 5

(ENEM) Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta:

A. a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.

B. a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.

C. a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.

D. a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.

E. a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.

QUESTÃO 6

(PUC – SP) Considere os seguintes eventos relativos à origem da vida:

I- Aparecimento do processo de fermentação.

II- Formação de coacervados.

III- Aparecimento dos processos de fotossíntese e respiração aeróbica.

IV- Estabelecimento do equilíbrio entre heterótrofos e autótrofos.

    A ordem lógica em que esses eventos ocorreram é:

A. I → II → III → IV.

B. I → II → IV → III.

C. II → I → III → IV.

D. II → III → IV → I.

E. IV → III → II → I.

QUESTÃO 7

(UFPI) “Todo ser vivo se origina por reprodução de outro ser vivo da mesma espécie.”

    O texto anterior está de acordo com a:

A. teoria da geração espontânea.

B. teoria da biogênese.

C. hipótese heterotrófica da origem da vida.

D. hipótese autotrófica da origem da vida.

E. hipótese do criacionismo.

QUESTÃO 8

(ENEM) O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

    De acordo com o gráfico é correto afirmar que:

A. as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2.

B. a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.

C. após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável.

D. desde o Pré-cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.

E. na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.

RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS

QUESTÃO 1

a) Miller e Urey testaram a hipótese heterotrófica.

COMENTÁRIO

Stanley Miller e Harold Urey construíram um aparelho (como mostrado no enunciado) e realizaram experimentos para testar a hipótese de Oparin e Haldane.

Segundo Oparin e Haldane, devido às condições físicas e químicas da Terra primitiva, a vida poderia ser resultado de processos de evolução molecular, no qual gases presentes na atmosfera primitiva (compostos inorgânicos) se combinariam, produzindo moléculas orgânicas mais simples. Essas moléculas orgânicas sofreriam evolução molecular, produzindo moléculas orgânicas complexas que consequentemente, deram origem a estruturas com metabolismo e que podiam se replicar, originando as primeiras formas de vida no planeta Terra.

b) Aminoácidos.

c) O gás oxigênio (O2) surgiu na atmosfera através dos organismos autótrofos fotossintetizantes.

COMENTÁRIO

Os organismos autótrofos fotossintetizantes surgiram por mutações de organismos anaeróbios fermentadores. Logo, os organismos autótrofos fotossintetizantes passaram a liberar o gás oxigênio (O­2) que até então, não existia na atmosfera da Terra primitiva.

QUESTÃO 2

ALTERNATIVA C

COMENTÁRIO

Oparim e Haldane propuseram que a atmosfera primitiva da Terra era formada principalmente por metano (CH4), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2) e vapor d’água (H2O). As descargas elétricas e as radiações eram intensas e atingiam a Terra com grande intensidade, fornecendo energia suficiente para que algumas moléculas presentes na atmosfera primitiva reagissem e originassem as primeiras moléculas orgânicas. Devido a sucessivas reações químicas em condições especiais, essas moléculas orgânicas originaram moléculas orgânicas mais complexas como as proteínas e os ácidos nucleicos.

QUESTÃO 3

ALTERNATIVA D

COMENTÁRIO

Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos a surgirem na Terra foram os heterotróficos anaeróbicos (heterotróficos fermentadores), pois deviam obter energia a partir da matéria orgânica presente no meio e metabolizada por fermentação, processo em que os seres vivos não dependem de gás oxigênio (O2). O gás oxigênio não existia na atmosfera da Terra primitiva. Os processos anaeróbicos aumentaram a quantidade de gás carbônico (CO2) e em determinado momento, surgiram os organismos autotróficos, que através da fotossíntese (processo que utiliza gás carbônico, água e luz) são responsáveis pela síntese de matéria orgânica e consequentemente, disponibilizaram o gás oxigênio para os organismos heterotróficos aeróbicos.

QUESTÃO 4

ALTERNATIVA C

COMENTÁRIO

Diversos cientistas se empenharam para demonstrar que a teoria da geração espontânea, abiogênese, estava errada. Porém, os estudos e experimentos de Redi e Pasteur foram essenciais para que a abiogênese começasse a ser refutada pelos cientistas no século XVII e a teoria da biogênese fosse aceita. A biogênese esclarece que um ser vivo surge de outro ser vivo preexistente e não espontaneamente a partir de alimentos ou de material em decomposição.

QUESTÃO 5

ALTERNATIVA C

COMENTÁRIO

A água é uma substância muito importante para a sobrevivência dos seres vivos. Além disso, acredita-se que foi na água de oceanos da Terra primitiva que surgiram os primeiros seres vivos. Assim, indícios da existência de água em Marte indicaria a possibilidade de ter existido ou de existir alguma forma de vida semelhante à Terra em algum momento da história geológica de Marte.

QUESTÃO 6

ALTERNATIVA C

COMENTÁRIO

A questão aborda a origem da vida, tema de constantes debates em Biologia.

De acordo com estudos, é provável que os gases da atmosfera primitiva, juntamente com as descargas elétricas e a radiação, desencadearam reações químicas e produziram moléculas orgânicas simples que eram arrastadas pelas chuvas, acumulando-se em rios, lagos, mares e oceanos primitivos. Em seguida, essas moléculas por evolução molecular produziram moléculas orgânicas mais complexas que se aglomeraram e formaram os coacervatos (II – Formação de coacervados).

Com o passar do tempo, inúmeras reações químicas ocorreram e formaram aglomerados mais complexos. Eles, possivelmente, eram envoltos por membrana, capazes de controlar as reações químicas internas e de se reproduzirem. Nesse momento, poderia ter surgido o primeiro ser vivo. Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos deviam obter energia a partir da matéria orgânica presente no ambiente e metabolizada pelo processo de fermentação (I – Aparecimento do processo de fermentação).

Em determinado momento, ocorreram mutações nesses primeiros seres vivos, o que permitiu o surgimento de organismos com pigmentos, como a clorofila, sendo capazes de absorver a energia luminosa. Esses organismos deixaram de depender da matéria orgânica e passaram a utilizar a água, o gás carbônico e a energia luminosa para obtenção de alimento para sua sobrevivência, processo conhecido como fotossíntese. Assim, formaram-se os seres autótrofos fotossintetizantes que além de produzir seu próprio alimento, também realizavam a respiração aeróbica, visto que o gás oxigênio (O2) também é produto da fotossíntese e começou a surgir na atmosfera com a presença desses seres vivos (III – Aparecimento dos processos de fotossíntese e respiração aeróbica).

Por fim, bilhões de anos se passaram para que ocorresse o acúmulo de O2 na atmosfera e a evolução de outros grupos de seres vivos, entre eles, os heterótrofos (IV – Estabelecimento do equilíbrio entre heterótrofos e autótrofos).

QUESTÃO 7

ALTERNATIVA B

COMENTÁRIO

De acordo com a teoria da biogênese, um ser vivo se origina de outro ser vivo preexistente.

QUESTÃO 8

ALTERNATIVA A

COMENTÁRIO

A análise do gráfico permite inferir que a quantidade de gás oxigênio (O2) se mantém em 0 % no trecho da atmosfera primitiva. De acordo com a hipótese heterotrófica as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2. Essas formas de vida eram os organismos heterotróficos anaeróbicos. O gás oxigênio (O2) só surgirá com a presença dos seres autotróficos fotossintetizantes, de acordo com o gráfico, a aproximadamente 3 bilhões de anos atrás.

Deixe um comentário!

2 comentários em “EXERCÍCIOS SOBRE TEORIAS DA ORIGEM DA VIDA”

Descubra mais sobre Olhar Químico

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Rolar para cima